sábado, 3 de dezembro de 2011

3 dias no Uruguai


1 de Agosto
A entrada no Uruguai foi em grande, o filme escolhido para a viagem foi o Into the Wild, que nos fez reflectir bastante, e que ainda hoje nos continua a marcar.

Chegámos então a Colónia Sacramento, uma antiga colónia portuguesa, a única no continente sul americano que não se situa no Brasil. É uma província muito pequena, que é possível conhecer apenas num dia. Parece um pouco parada no tempo, as ruas desertas, os carros e as casas muito antigos. Aqui disfrutámos de um passeio a pé pelas ruinas portuguesas, e outro de bicicleta ao longo da linha da costa. Contudo, o que mais nos marcou em Colónia foi o casal de irlandeses que conhecemos no hostel, e que estavam a viajar há um ano pelo mundo. Este foi o nosso primeiro contacto com viajantes de longo curso. Ficámos fascinados, perplexos a ouvir durante toda a noite as histórias que tinham para contar. Desiludidos com a vida em Dublin, resolveram vender carro, casa e afins, compraram voo para Hong Kong e começaram a aventura pela Ásia. Curiosamente o percurso que fizeram na América do Sul era idêntico ao que estávamos a pensar fazer, apenas por ordem inversa, o que nos permitiu adicionar à nossa lista bastante informação sobre lugares de interesse. Apesar de estarmos apenas no início da nossa viagem, já circulava cá dentro o desejo de fazer mais viagens no futuro, de maior duração. Nesta noite, percebemos que isso era real, que havia mais pessoas no mundo a pensar como nós! Esta foi uma noite em que sonhámos. Desde logo começámos a planear novas viagens, imaginar novas rotas, e prometemos que no máximo, daí a 5 anos faríamos uma viagem sem regresso.
Depois de uma viagem de uma hora, chegámos à capital, Montevideo. À semelhança de Buenos Aires, as pessoas continuam bastante simpáticas, a meterem-se connosco no autocarro e a darem-nos todo o tipo de indicações que necessitávamos. Depois de pousarmos as malas e cambiarmos alguns euros, demos um passeio pelo centro histórico, seguido por um jantar no mercado, que carne deliciosa! À noite andámos durante quase duas horas à procura de um lugar para beber um copo, mas ninguém nos soube indicar, não achámos isto normal para uma capital. Um aspecto que nos meteu confusão nesta cidade foi a quantidade de lixo nas ruas, chega mesmo a ser um absurdo! Os preços não são os mais baratos deste continente, pois grande parte dos produtos é importada, prova disto, foi uma carteira de medicamentos para a dor de estômago que tivemos de comprar, custou 12 euros e o formato de venda era muito diferente do europeu, não vinha sequer numa caixa com uma bula, era somente a carteira embrulhada em papel de mercearia! Estavam planeados dois dias para Montevideo, contudo, decidimos que um dia bastava e seguimos caminho.
Além das informações do casal irlandês, conhecemos há uns dias em Buenos Aires algumas pessoas que nos indicaram lugares bonitos para se visitar, e um deles foi Punta del Este, estância turística no Uruguai, conhecida pelas suas bonitas praias, que não fazia parte do nosso roteiro. Para nosso azar, aguardava-nos um dia feio de chuva numa linda cidade de praia. Apercebemo-nos que não há muito a fazer aqui, e portanto, comprámos os bilhetes para o próximo destino. Me aguarda Brasil!!

Sem comentários:

Enviar um comentário